Inaugurado oficialmente na tarde deste domingo, 10 de novembro, o hostel “O Torneiro” é um novo espaço de alojamento dedicado à memória de Pernes, vila no concelho de Santarém historicamente ligada à transformação da madeira e à indústria da tornearia.
Nada foi deixado ao acaso, explicam os proprietários, José Abreu e Ana Luísa Oliveira, que começaram a construir este projeto há cerca de três anos atrás, e recuperaram ou restauraram parte das centenas de peças que integram o mobiliário.
A sala de estar comum para os hóspedes, logo ao cimo das escadas, tem um antigo torno de madeira a motor ainda em funcionamento e vitrinas recheadas de ferramentas ligadas à arte de trabalhar a madeira, como a goiva, o formão, o ferro de chanfrar e o ferro de ponta, entre muitas outras.
Neste espaço, existe ainda uma cozinha partilhada para os hóspedes que optem por cozinhar, e uma mesa corrida para tomar as refeições.
“O Torneiro” tem seis quartos, onde o conforto salta à vista, e todos eles batizados com o nome de um objeto torneado em madeira: o rolo da massa, a recortilha, o almofariz, o quebra-nozes, o pião e a mona (uma espécie de pião de dois bicos, que foi criado em Pernes e só se encontrava na vila).
Dois dos quartos são de casal, com casa de banho privativa, ao passo que os restantes quatro espaços partilhados, pensados mais para o viajante de mochila às costas, têm um total de 11 beliches e uma cama individual.
O hostel tem ainda, no rés do chão, uma sala de exercício para fitness ou pilates, com espaço também para guardar bicicletas ou qualquer outra bagagem que os viajantes transportem.
A ideia é oferecer muito mais que um simples local para dormir ou pernoitar, explicaram os proprietários à Rede Regional, que, tendo em conta a localização da vila de Pernes, esperam aproveitar os fluxos dos peregrinos de Fátima ou os visitantes que venham à descoberta desta zona do Ribatejo, onde a oferta inclui as grutas de Mira de Aire, as nascentes do Rio Alviela, o Castelo de Almourol na Barquinha, a Serra de Aire e Candeeiros, e as salinas de Rio Maior, entre outras paragens de interesse turístico.
in Rede Regional 10-11-2019